|
clique na imagem para ampliar |
O Procon de Barueri fica no setor Azul do Ganha Tempo |
Toda atenção é necessária na compra de um carro usado. Para evitar surpresas, tais como adquirir veículo em mau estado ou até mesmo objeto de furto ou roubo, é bom se prevenir antes de fechar qualquer negócio. Vela as dicas do Procon Barueri, órgão ligado à Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho da Prefeitura.
Para avaliar se o preço do carro está compatível com o valor de mercado considere o ano de modelo e fabricação, quilometragem, revisões realizadas, opcionais (alarme, som, desembaçador, vidros e travas elétricas etc.), o estado geral do veículo e até mesmo a cor. Lembre-se de computar os eventuais custos com reparos necessários. Desconfie de preços muito baixos, pode ser uma armadilha.
Na parte externa do carro: examine o carro à luz do dia. Locais fechados ou escuros podem dificultar a observação de detalhes importantes, desconfie de ondulações e pequenos amassados na lataria. Existindo diferenças na quinas do capô, é bem provável que o carro tenha sido batido, se encontrar bolhas na pintura, cuidado, pois isso pode ser sinal de ferrugem.
Teste o amortecedor balançando o carro, se o veículo balançar diversas vezes, o amortecedor pode estar em más condições. Com o capô aberto, observe se o número do chassi gravado perto do motor, no vidro ou em outros locais, é o mesmo que consta no certificado de propriedade do veículo. Os números e letras do chassi e da plaqueta de identificação devem estar alinhados, com espaçamentos regulares e contornos uniformes;
Na parte interna: Ao sentar-se, observe se os bancos não estão afundados, soltos, tortos, rasgados, sujos ou quebrados. Teste todos os comandos: faróis, limpadores de pára-brisas, desembaçador, piscas, luzes de freio, velocímetro, pisca-alerta, buzina, indicador de temperatura etc. Pontos de ferrugem, água ou umidade embaixo dos tapetes indicam problemas na vedação (borrachas dos vidros e portas) ou furos no assoalho.
Com o carro parado e o motor ligado, acione o freio, mantendo o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, significa que há vazamento de fluído de freio.
Certifique-se de que estejam em perfeita ordem os equipamentos de segurança obrigatórios do veículo, como: extintor de incêndio carregado e na validade, macaco, triângulo de sinalização, chave de roda, cinto de segurança e estepe.
Importante! Peça para andar com o veículo antes de fechar negócio e verifique: Se o caro freia normalmente, se há ruídos metálicos, se as pastilhas estão gastas. Ao engatar todas as marchas, fique alerto a ruídos.
Os documentos essenciais que devem ser exigidos por você ao proprietário do carro são: Comprovantes de pagamento do IPVA e do seguro obrigatório (DPVAT), certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, certificado de transferência, datado, preenchido e com firma reconhecida (recibo, contrato de venda).
Prefira adquirir seu carro em lojas ou concessionárias estabelecidas regularmente; Nunca efetue sua compra antes de verificar se o veículo não foi furtado ou apresenta multas pendentes. O Detran informa a situação cadastral do veículo, como multas, alienação ou bloqueios administrativos. Só aceite documentos originais. Recuse papéis com rasuras ou fotocópias, mesmo que autenticadas.
Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com o Procon de Barueri pelo telefone 4199-1324. E-mail: procon@barueri.sp.gov.br. O órgão atende no setor azul do Ganha Tempo Municipal: avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro.