Serviço de Saúde Mental - BARUERI

Serviço de Saúde Mental oferece programas importantes para a população
clique na imagem para ampliar  
Novas instalações dão mais conforto aos usuários
O Serviço de Saúde Mental, órgão vinculado à Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde, da Secretaria de Saúde de Barueri, passou por uma remodelação completa neste ano, começando pelo deslocamento dos seus três equipamentos de atendimento para instalações mais amplas e modernas em locais de fácil acesso para a população. Houve também um aumento do seu quadro de profissionais, que passaram por uma revisão completa dos seus métodos de trabalho, de acordo com a nova política implementada para o setor.
A decisão de aprimorar esse tipo de serviço partiu do governo municipal, através da Secretaria de Saúde, para que o setor acompanhe o desenvolvimento das outras áreas da Saúde do município, sempre buscando melhorar as condições de atendimento dos seus usuários. Os psicólogos que atendem no serviço de Especialidades Médicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Prontos-Socorros também foram enquadrados nessa nova fase do atendimento de Saúde Mental em Barueri.
Conheça os programas oferecidos pelo Serviço de Saúde Mental de Barueri:
Alcoolismo e drogadição
O Caps-ad álcool e drogas II (Crad) desenvolve um serviço de atenção integral às pessoas com problemas de abuso ou dependência de álcool e ou outras drogas. Dependendo do caso, o atendimento pode ser intensivo, semi-intensivo e não intensivo. Uma equipe de psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e de serviço social acompanha os pacientes e promove oficinas terapêuticas com orientação também para os seus familiares. O atendimento está localizado no Jardim Silveira, e só é realizado em pessoas que procuram espontaneamente o serviço. 

Atenção psicossocial
Na rede também existe o Centro de Atenção Psicossocial – Caps-a que atende adultos na Aldeia de Barueri, e o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência – Caps-i, disponível para crianças e adolescentes no Centro de Barueri. Ambos prestam assistência a pessoas com transtornos emocionais graves ou severos. Os dois centros contam com especialistas nas áreas de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. O Caps Infantil tem também atendimento em fonoaudiologia e psicopedagogia. 

Tratamento contra o tabagismo
Desde fevereiro de 2009 a Prefeitura de Barueri oferece aos munícipes a chance de parar com o vício do fumo através de um programa de tratamento que acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria de Lourdes Hernandez Matos, do Engenho Novo, e no Crad (Centro de Referência em Alcoolismo e Drogadição), do Jardim Silveira.

Nestes locais eles encontram ajuda oferecida por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que realiza palestras motivacionais e acompanhamento terapêutico aos interessados, que devem procurar o serviço por iniciativa própria.  O tratamento é feito em grupos de 20 pessoas, uma vez por semana, com duração de três meses. É um serviço de prevenção em saúde que visa a diminuição do índice de fumantes entre os moradores da cidade.

Psiquiatria no PS e no Hospital Municipal
O Pronto Socorro Adulto, no Centro, também conta com pronto atendimento em psiquiatria, com leitos de urgência e o Hospital Municipal de Barueri oferece 13 leitos para pacientes de psiquiatria.

Residência Terapêutica 
Está prevista para o início de 2012 a implantação do Serviço Residencial Terapêutico que irá atender aos pacientes com transtornos mentais graves internados para tratamento em hospitais psiquiátricos do Estado de São Paulo, cujos familiares são moradores da cidade. O novo sistema serve como instrumento de reinserção social desses pacientes.

As ‘Residências Terapêuticas’ são casas comuns localizadas em bairros da cidade, que irão servir como moradia para estes pacientes que permaneceram por um longo tempo internados em hospitais psiquiátricos e, por isso, estão impossibilitados de retornar às suas famílias de origem. A Prefeitura está providenciando as residências com espaço para no máximo 8 moradores e irá garantir, no mínimo, 3 refeições diárias, além do serviço de acompanhamento dos moradores por uma equipe contratada.

Projeto Matraca para alunos com alterações de comportamento
Também no início de 2009 a prefeitura de Barueri iniciou um programa de atendimento a crianças e adolescentes, alunos da rede municipal, que apresentam alterações de comportamento durante as aulas. É o projeto Matraca (Mobilização para o Atendimento de Transtornos Comportamentais de Alunos), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, que envolve o atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, esportes, cultura e ação social. Atualmente estão sendo assistidos cerca de 40 estudantes.

O atendimento aos alunos que desobedecem as regras de disciplina e apresentam comportamento inadequado no ambiente escolar é feito em rede pelas Secretarias, em parceria com o Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude. O objetivo é descaracterizar a segregação e motivar a prática de atividades coordenadas e saudáveis, facilitando a mudança de comportamento desses alunos; além de prevenir a evasão e o abandono.

Os alunos também desenvolvem atividades culturais e esportivas no contra turno escolar, onde recebem carteira de isenção tarifária no transporte público para frequentarem estas atividades, em que são acompanhados por um psicopedagogo.

Mais informações sobre os programas do Serviço de Saúde Mental pelo telefone: 4199-3100 (solicitar o ramal do serviço desejado).


Fotos
Secretaria de Comunicação Social

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

AQUI BARUERI

AQUI BARUERI

Jornal AQUI BARUERI

Jornal "O ESPAÇO" (Esportes e Notícias) Edição 0091 de 12/05/2016

Jornal "O ESPAÇO" (Esportes e Notícias) Edição 0091 de 12/05/2016 | Barueri-SP| Alphaville| Tamboré | Aldeia da Serra| Santana de Parnaíba| Jandira| Itapevi| Osasco | Carapicuíba| Arena Barueri | Futebol de Barueri| Prefeitura de Barueri | Câmara de Barueri | Notícias da Cidade em geral| Volei de Barueri| Jornal O Espaço | Editor: Cristovão marinheiro