Com vitórias em estados cruciais, Obama somou 303 votos no Colégio Eleitoral


Miriam Burgués.
Washington, 7 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito hoje com pelo menos 303 votos no Colégio Eleitoral, um número mais folgado do que apontavam as previsões, e após vencer o aspirante republicano, Mitt Romney, em quase todos os estados-chave.
Segundo o resultado provisório elaborado pela imprensa com dados da apuração parcial, Obama superou os 270 votos necessários para ser eleito presidente dos EUA com vitórias em 25 estados e no Distrito de Colúmbia.

Barack Obama re-eleito presidente dos EUA


Barack Obama re-eleito presidente dos USA
Barack Obama emocionado



Barack Obama re-eleito presidente dos EUA



Barack Obama

Romney, por sua vez, alcançou 203 votos no Colégio Eleitoral, correspondentes a 23 estados, segundo as projeções.
Obama, que irá governar até 2016, anunciou sua vitória através do Twitter, com a mensagem "Quatro anos mais", e agradeceu a seus eleitores.
"Estamos todos juntos nisto. Esta é a campanha que fizemos, isto é o que somos. Obrigado", escreveu.
Na sequência, postou uma foto na qual é visto abraçando sua esposa, Michelle, com a mensagem de "Quatro anos mais", que os usuários da rede social reenviaram 242 mil vezes.
Dos nove estados mais disputados hoje, Obama venceu em sete: New Hampshire, Iowa, Colorado, Nevada, Ohio, Virgínia e Wisconsin.
Romney se impôs apenas na Carolina do Norte, um estado de tradição republicana mas no qual Obama ganhou em 2008. Por fim, a Flórida ainda não terminou a sua apuração.
O presidente assegurou os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral por volta das 23h locais (1h de Brasília), após ganhar nos estados de Iowa e Ohio.
Desde 1960, nenhum presidente chegou à Casa Branca sem vencer no crucial Ohio, que fornece 18 votos no Colégio Eleitoral e que permitiu a Obama assegurar o número mágico de 270.
Obama também se impôs em Nevada e Colorado, dois estados com um grande eleitorado hispânico.
Em 2008, quando ganhou o pleito que o tornou o primeiro presidente negro da História dos EUA, Obama contabilizou 365 votos no Colégio Eleitoral, frente aos 173 do seu rival nessa ocasião, o republicano John McCain.
A princípio, a campanha republicana não reconheceu a derrota, sob o argumento de que ainda não haviam sido contabilizados os votos em Ohio e Flórida, entre outros estados.
Mas depois Romney ligou para Obama e admitiu sua derrota, antes de subir ao palco do Centro de Convenções de Boston e, em discurso muito breve, desejar ao presidente "êxito para guiar a nação".
O Senado seguirá sob controle dos democratas, o que representa um revés para os republicanos, que tentam retomar a maioria na câmara alta desde 2006.
Hoje foram renovadas 33 das 100 cadeiras do Senado, que foram distribuídas entre 23 democratas e dez republicanos.
A sequência de boas notícias para os democratas incluiu a vitória de Elizabeth Warren frente ao senador Scott Brown no estado de Massachusetts, já que os republicanos depositavam nele boa parte de suas esperanças de voltar a controlar a câmara alta.
Na Virgínia, em outra das disputas mais apertadas neste ciclo eleitoral, o ex-governador republicano George Allen aceitou sua derrota frente ao ex-governador democrata Tim Kaine.
Os republicanos, no entanto, seguirão com a maioria na Câmara de Representantes, como estava previsto, segundo as projeções divulgadas pela imprensa.
Embora sejam renovados os 435 postos da Câmara dos Representantes nestas eleições, analistas políticos concordam que o controle deste órgão legislativo depende, em última instância, do que ocorrer em até 60 disputas, devido em parte à nova demarcação de distritos eleitorais baseada nos dados do Censo de 2010.
Também foram eleitos governadores em 11 estados e, segundo os resultados preliminares, só a Carolina do Norte mudou de "cor", trocando um democrata por um republicano. EFE

FONTE: SITE YAHOO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

AQUI BARUERI

AQUI BARUERI

Jornal AQUI BARUERI

Jornal "O ESPAÇO" (Esportes e Notícias) Edição 0091 de 12/05/2016

Jornal "O ESPAÇO" (Esportes e Notícias) Edição 0091 de 12/05/2016 | Barueri-SP| Alphaville| Tamboré | Aldeia da Serra| Santana de Parnaíba| Jandira| Itapevi| Osasco | Carapicuíba| Arena Barueri | Futebol de Barueri| Prefeitura de Barueri | Câmara de Barueri | Notícias da Cidade em geral| Volei de Barueri| Jornal O Espaço | Editor: Cristovão marinheiro